O que fazer em Porto Alegre

Share

Olá! O objetivo deste post é falar de modo resumido o que recomendo fazer na capital gaúcha, baseado em uma viagem recente. Vamos lá?

Casa de Cultura Mario Quintana

  • O que é? Um centro cultural em um prédio que é um antigo hotel.
  • Por que ir? É o melhor espaço cultural de Porto Alegre (na minha opinião). E o prédio é fantástico, só andar e apreciar a arquitetura já é um bom passeio! Além das diversas exposições, recomendo fortemente visitar o Jardim Lutzenberger na cobertura do prédio. É um jardim bem criativo e ótimo para relaxar enquanto você lê um livro ou conversa com um amigo. E, se estiver com tempo, passe no cinema (fica no térreo). Há três salas e são filmes menos conhecidos, mas interessantes (dá para ver a programação no site). Outra atração que recomendo é o “Quarto do Poeta”, que é uma reconstrução do quarto do hotel onde Mário Quintana morou (o poeta morou no hotel por vários anos e um pouco desta história está aqui).
  • Como chega? Fica numa área central com fácil acesso. Vários ônibus passam pelas redondezas.
Jardim Lutzenberger na Casa de Cultura Mario Quintana.

Jardim Lutzenberger na Casa de Cultura Mario Quintana.

Jardim Botânico

  • O que é? Um grande jardim. Ok, mais que isso, é um espaço natural que, além de abrigar diversas espécies de plantas, tem algumas trilhas e conta com o Museu de Ciências Naturais.
  • Por que ir? Porque é um lugar com muita natureza e bom para ficar algumas horas caminhando. Também dá para comprar mudas de plantas. A entrada é paga mas não é cara (hoje está em R$6 a inteira).
  • Como chega? Esta pode ser a parte mais difícil, pois todas atrações listadas aqui têm localização central, com exceção Jardim Botânico. Eu fui de ônibus, saindo do centro era um ônibus que ia para a PUC. Segundo o site, os ônibus 340, 476, T2 e T11 vão para até o jardim. Um carro ajuda bastante, e em Porto Alegre dá para usar Uber.
Vista do Jardim Botânico de Porto Alegre.

Vista do Jardim Botânico de Porto Alegre.

Mercado Municipal

  • O que é? Mercado público da cidade, conta com diversas lojas, além de opções de alimentação. O prédio de 1896 é muito bonito e agradável.
  • Por que ir? Comprar sua cuia de chimarrão e erva-mate, além de itens de artesanato.
  • Como chega? A localização é bem central. Fica no centro histórico, tem acesso à uma estação de metrô e também é perto de muitos pontos de ônibus.

Museu Militar do Comando Militar do Sul

  • O que é? Um museu com um acervo militar que inclui veículos de guerra e armas.
  • Por que ir? Dá pra entrar em um tanque de guerra e a entrada é gratuita. Ok, não só por isso, mas assumo que o mais legal é esse tanque 😀 .
  • Como chega? O museu fica em uma área militar de Porto Alegre, bem no centro da cidade. É bem pertinho da Casa de Cultura Mario Quintana (inclusive na mesma rua).
Parte do acervo do Museu Militar do Comando Militar do Sul.

Parte do acervo do Museu Militar do Comando Militar do Sul.

Usina do Gasômetro

  • O que é? Uma construção que abrigou uma usina de geração de energia no passado. Hoje é um espaço cultural e abriga algumas exposições, além da visitação do próprio prédio.
  • Por que ir? O prédio tem um ar bem rústico e parece mal-assombrado. Dá para ter uma visão clara dos antigos fornos que queimavam o carvão e há imensas escadas, de onde pode-se ter uma vista interessante. Dá pra ver o rio Guaíba de algumas janelas lá no alto. A propósito: se você tem medo de altura, não compensa ir. Tem várias escadas pra chegar em algumas partes altas do prédio. E não é só alto, é um espaço aberto, então pode provocar medo/náuseas em algumas pessoas. Mas é seguro!
  • Como chega? O prédio fica bem na borda do rio Guaíba, em uma avenida movimentada, onde passam vários ônibus. Porém, não é tão perto das outras atrações listadas neste post.
Vista externa da Usina do Gasômetro.

Vista externa da Usina do Gasômetro.

Outros passeios em Porto Alegre

Há outros passeios na cidade que podem ser interessantes:

  • Passeio de barco. Não fiz, mas o pessoal do 360 Meridianos tem um post legal do assunto: http://www.360meridianos.com/2015/05/passeio-de-barco-no-guaiba-em-porto-alegre.html.
  • Praça da Alfândega. Além de ser uma praça bonita, é muito próxima de outras atrações. Destaco o Santander Cultural, que é um espaço cultural montado em um prédio de um antigo banco. Algo interessante é que algumas exposições são em em salas que eram os cofres do banco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *