Remando com a SUP Bristol

Share

Você já ouviu falar em Stand-up Paddle (SUP)? É aquele esporte de prancha em que você vai em pé remando. Apesar de ser considerado um esporte radical, é também usado por pessoas comuns para locomoção em cidades onde há rios navegáveis e tranquilos. Eu diria que seria uma espécie de “bicicleta” da água. E, a propósito, se você sabe andar de bicicleta, então vai ser bem fácil usar o SUP. E, caso for para a Inglaterra, por que não experimentar o SUP Bristol?

Pessoal remando no rio Avon. Foto gentilmente cedida pela SUP Bristol*.

Pessoal remando no rio Avon. Foto gentilmente cedida pela SUP Bristol*.

Tive uma oportunidade viajar até Londres, e aproveitei também para conhecer Bristol, que fica a menos de 3 horas de ônibus de Londres (ou menos de 2 horas de trem). A cidade é famosa pelo engenheiro Isambard Kingdom Brunel, que trabalhou no ramo ferroviário e fez projetos ousados e super modernos para a época, como a Clifton Suspension Bridge em Bristol, uma alta ponte suspensa em Bristol, e o Thames Tunel, um túnel em Londres que passa por baixo do Tâmisa. Mas o rio do qual quero falar é o rio Avon em Bristol, onde o SUP Bristol ocorre.

O SUP Bristol oferece diversas atividades de stand-up paddle no rio, desde aulas para iniciantes como também travessias para quem já é mais experiente no assunto, e até yoga na prancha. Eu participei do Harbourside Adventure, que é uma aula para iniciantes de aproximadamente duas horas e meia que ocorre sempre aos sábados. Havia 4 pessoas presentes e a instrutora foi a Kate, que é uma pessoa super bem humorada e ótima professora de SUP. Começamos colocando as roupas para o frio (estava ventando muito no dia). Depois, ainda em terra, nos familiarizamos com a prancha e os remos. Por fim, a Kate nos explicou o básico para conduzir a prancha.

Dadas as explicações, a instrutora guardou os nossos itens pessoais (ela ficou com a câmera para tirar fotos), fomos para a água e então para uma área onde pequenos barcos ficam atracados. Nessa área aprendemos manobras básicas da prancha, como girar e avançar, assim como ficar de pé. Depois disso, percorremos um longo caminho pelo rio, sendo possível ver a cidade por um ângulo único. Sempre íamos pela direita para não atrapalhar o caminho dos barcos. Lembra do Brunel? Pelo caminho passamos bem em frente ao Great Western, um barco vapor super moderno para sua época, projetado pelo engenheiro. A propósito, hoje o barco funciona como um museu é possível visitá-lo por dentro. E de SUP dá para visitá-lo por fora 🙂 .

SS Great Britain de Brunel. O caminho do Harbourside Adventure passa por aqui. Créditos: Robert Pittman (CC BY-ND 2.0).

SS Great Britain de Brunel. O caminho do Harbourside Adventure passa por aqui. Créditos: Robert Pittman (CC BY-ND 2.0).

O exercício de remar pode cansar aqueles que não tem muito preparo físico, mas não é uma atividade pesada. No máximo seu braços ficarão um pouco doloridos no dia seguinte, mas não é muito, hehe. E também talvez as pernas, pois quando passam barcos, a instrução é não ficar em pé na prancha, sendo necessário ficar alguns minutos agachado. Mas garanto que as memórias valerão a pena mesmo se houver algumas dores.

Requisitos

Como falei, não é preciso ter experiência prévia com SUP ou outro esporte aquático. Porém, vejo como necessário:

  • Falar inglês: O curso é dado em inglês e, como os instrutores são nativos, pode ser um pouco mais difícil para alguns entendê-los. Não é necessário ser fluente, mas é bom ter um certo nível. Se quiser ouvir um pouco da instrutora Kate falando, veja este vídeo aqui a partir dos 1:15: https://www.youtube.com/watch?v=C-IRE6z2boA.
  • Condicionamento físico básico: você não precisa ser um grande esportista, mas algum preparo é bom. Na minha opinião, se você consegue pedalar em ritmo leve por 30 minutos ou consegue fazer um treino na academia sem ficar exausto, então está preparado.
  • Não ter medo de água: há uma grande chance de você cair na água (gelada), e, se acontecer, provavelmente você vai achar isso divertido, ao menos que você tenha pavor da água.

Como agendar

Simples e fácil:

  • Entre no site: https://supbristol.com/
  • Escolha uma das sessões/aulas disponíveis. Se você for iniciante no esporte, recomendo a Harbourside Adventure que ocorre aos sábados (https://supbristol.com/product/harbourside-adventure/).
  • Na página da atividade, selecione o número de pessoas, data e horário.
  • Na página do carrinho, prossiga para o fechar o pedido (checkout).
  • Informe seus dados e faça o pagamento (no momento em que escrevo, eles aceitam cartão de crédito e PayPal).
  • Voilá! Aguarde o dia do passeio.
Foto com o remo pertinho das embarcações. Foto gentilmente cedida pela SUP Bristol*.

Foto com o remo pertinho das embarcações. Foto gentilmente cedida pela SUP Bristol*.

No dia

No dia você deve ir até o endereço (The Cottage Inn, Baltic Wharf, Bristol BS1 6XG) no horário da atividade e aguardar até que apareça o instrutor. O ponto de encontro é bem em frente a um restaurante. Há ônibus que param bem perto. Coisas para você se lembrar:

  • Leve uma troca de roupa para quando terminar, pois você pode se molhar.
  • Use roupas leves.
  • Há um vestiário próximo e um guarda-volumes para ser usado durante a atividade.
  • Se estiver frio, eles oferecem roupas de mergulho, que mantêm a temperatura mesmo se estiver frio e ventando. Se julgar necessário, leve um par de sapatilhas de neoprene (se estiverem caras no Brasil, considere comprar por lá mesmo).
  • Leve toalha.
  • Vá descansado e alimentado.
  • Divirta-se!

Mais informações sobre a SUP Bristol

Informações bem completas podem ser encontradas no site. Está tudo em inglês:

E-mail de contato: info@supbristol.com

Telefone: 07434 807 408

 

*Nota: A SUP Bristol não patrocinou este post, apenas cedeu gentilmente fotos de seu acervo particular para ilustrar o post. Tudo foi relatado de acordo com minha própria experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *